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Id:312 - (846)
Autor:Diehl, Eliana Elisabeth; Pellegrini, Marcos Antonio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Saúde e povos indígenas no Brasil: o desafio da formação e educação permanente de trabalhadores para atuação em contextos interculturais^ipt / Health and indigenous peoples in Brazil: the challenge of professional training and continuing education of workers in intercultural contexts
Fonte:Cad. saúde pública;30(4):867-874, 2014. .
Resumo:Este artigo visa a refletir sobre a formação e educação permanente de trabalhadores da e para a saúde indígena, diretriz da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas que se apresenta atrasada e inconclusa na agenda oficial. Partindo das proposições intersetoriais dos Ministérios da Saúde e da Educação direcionadas à formação em saúde, destacamos o caso da atenção à saúde indígena, apontando que as iniciativas oficiais na área ainda necessitam incorporar o conceito de educação permanente, que é um potente instrumento para o favorecimento do diálogo intercultural e orientação das práticas sanitárias. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Indígena
Serviços de Saúde do Indígena
Atenção Primária à Saúde
Educação Continuada
Formação de Recursos Humanos
Políticas Públicas de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2014000400867&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:265 - (762)
Autor:Diehl, Eliana Elisabeth.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contribuição dos agentes indígenas de saúde na atenção diferenciada à saúde dos povos indígenas brasileiros^ipt.
Fonte:Cad. saúde pública;28(05):1-12, maio. 2012. .
Resumo:Os agentes indígenas de saúde (AIS), no Brasil, fazem parte de uma estratégia desenvolvida nas últimas duas décadas para a promoção de um modelo de atenção diferenciada à saúde indígena. Seu papel objetiva atender vários aspectos da política de atenção diferenciada, tais como o elo entre a equipe de saúde e a comunidade, e a mediação entre os saberes médico-científicos e os indígenas. Apesar do aumento significativo dos AIS nos últimos anos, falta ainda uma avaliação sobre suas competências e contribuições para a realização da atenção diferenciada. Este artigo, baseado em pesquisas realizadas pelas autoras e em uma revisão bibliográfica, analisa o papel do AIS por meio da sua incorporação, formação e participação nas equipes de saúde em diferentes contextos no país. Em que pese a importância dada ao papel do AIS, esta análise demonstra um conjunto de ambiguidades e contradições que dificulta o seu desempenho e uma contribuição maior para a atenção diferenciada. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Indígena
Acesso aos Serviços de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Brasil
 História do Século 20
 História do Século 21
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2012000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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